terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Quem é você quando ninguém está olhando?


Quem é você quando ninguém está olhando? Talvez essa pergunta não faça a menor diferença para alguns, mas, para você, talvez sim. O que ocorre é que há muita gente que aprendeu a se esconder e se proteger atrás de máscaras, de verbalizações ensaiadas, de sorrisos fabricados e comportamentos dramatizados. É mais do que comum, quase corriqueiro, convivermos com esse tipo de gente; pura fachada, farisaísmo. Não só nas ruas, mas em todas as agremiações e ajuntamentos sociais, nos deparamos com pessoas que a todo custo tentam demonstrar quem na verdade não são, a fim de parecerem melhores, agradáveis e perfeitas. “Ganho entendimento por meio dos teus preceitos; por isso odeio todo caminho de falsidade.” Sl 119:104.

Muitos formam uma imagem externa agradável, mas que não condiz com o coração. Esse é um grande mal do qual devemos fugir. Quanto maior é a distância entre o que somos e o que aparentamos ser, mais mal estamos causando a nós mesmos e às pessoas que nos cercam.

Pois, não adianta ser um grande herói por fora se por dentro estamos arruinados. Quem representa um papel de falsidade está se deixando levar pela mentira.
No entanto, o caminho para a restauração é o reconhecimento de nossos pecados. O arrependimento que é acompanhado por uma busca de uma nova vida, através da comunhão com Deus.

Ao usar máscaras podemos enganar algumas pessoas. Até podemos conquistar posições importantes na sociedade. Só que não estaremos bem com Deus, que detesta quem usa da falsidade. Até mesmo as pessoas que nos cercam, um dia vão perceber quem realmente nós somos.

Portanto, como somos conhecidos pelas pessoas? A idéia, a imagem que elas fazem de nós se aproxima da verdade de quem nós somos? Assim, este aproximar da imagem que formamos do que realmente nós somos deve ser nossa luta constante. Pois, quem não faz isso está buscando sua própria ruína. É o que vemos em Pv 11.6: “A honestidade livra o homem correto, mas o desonesto é apanhado na armadilha da sua própria ganância.”

Deste modo, não sejamos como um vaso de barro pintado de ouro, mas um vaso que guarda o grande tesouro da Palavra de Deus. Logo, sejamos uma pessoa que ama esta palavra e odeia todo caminho de falsidade. Que tenhamos sempre atitudes verdadeiras que brotam de um coração sincero. E no lugar da glória pessoal busquemos ser conhecidos como servos de Cristo Jesus.

Lembre-se, uma aparência bonita não substitui o valor do coração. Sejamos coerentes, vivamos e falemos a verdade, sejamos nós mesmos, pois o Senhor se agrada da verdade no íntimo e nos recompensará.

11 comentários:

  1. Deus tem procurado sinceridade. a falsidade nada mais é que parceira da mentira.

    ResponderExcluir
  2. Verdade dona Graci,o pior sao quandos as pessoas sao aquelas que estao acima de nos,as que nos esperavamos que fossem um exemplo,mas as vezes sao meras mascaras.Mtu edificante!

    ResponderExcluir
  3. Mais uma valiosa mensagem postada neste blog; a própria b´blia deixa claro que não há nada oculto que não venha ser revelado. Acredito que carregar uma falsa identidade deve com toda certeza ser um fardo muito pesado,já imaginou ter que ficar o tempo todo se passando por uma pessoa que você não é? Nossa quanto trabalho e o pior de tudo é que não passa de um trabalho vão.

    Bjos: Paully Santos

    ResponderExcluir
  4. Essa mensagem é e prova viva que Deus jamais recompensara a falsidade e quem a acompanha!! Muitos não se apercebem da asneira que fazem quando começam a se importar mas com a vida dos outros em vez de olharem para o seu próprio umbigo. É triste dizer mas é na igreja onde podemos ver mas falsidade do que la fora. Tenho a certeza que Deus tocara no coração de muita gente que tem agido de forma errada, para que não percam a sua alma em fracção de segundos e para que não percam o seu foco: "Salvar almas"
    Que Deus Espirito Santo a abençoe e lhe dê mas entendimento para que continue a nos alertar a cada dia que passa com suas mensagens de vida D. Graciele.

    ResponderExcluir
  5. Olá, posso confirmar o post já vivi assim é a pior maneira de se viver, cheguei a ser candidata e líder de um grupo na igreja dessa maneira.., com uma mascara. A pessoa mais arrogante que já conheci, estava oculta dentro de mim. Não me sentia vazia de mim mesma, achava-me auto-suficiente e vivia igual a um farizeu.... hipocrita, até que despertei para minha experiência com Deus, nunca tinha tido uma... comecei a buscar o Espírito Santo de Verdade, nessas buscas perguntei: - Deus porque o Senhor não desce? Ele me respondeu imediatamente: - Porque você é hipocrita, mentirosa.... Nossa que dor, terminei abrindo os olhos porque achei que todos tinham ouvido... sai dali, envergonhada de mim mesmo.... analisei-me e encontrei as palavras Dele confirmadas em minhas atitudes, então voltei para o zero.
    Assumi publicamente que não erra nascida de Deus inclusive fui até o Pastor e contei tudo, passei a busca-Lo, ardentemente e esvaziei-me, concertei os erros, e O Encontrei :-), agora estou como obreira e estou na fé e cheia do Espírito Santo arrebentando.
    Se você é assim, não se preocupe, ainda tem jeito! Leia e pratique a orientação dessa mulher de Deus, você vai conseguir!
    Até mais!
    Estou na Escuta!!

    ResponderExcluir
  6. Aracele,

    Saiba que para muitas pessoas é dificil reconhecer quando está nessa situação. Mais se uma vez elas estão dispostas a mudarem, suas atitudes serão essas, as que você e eu tivemos.

    Não é vergonha reconher isso... se hoje estamos seguindo na fé, é porque lembramos sempre que não somos nada sem Deus e que sempre a sinceridade vence.
    Não precisamos impressionar ninguém nesse mundo e sim o único "Deus".

    Beijocas... e vamos nessa fé amiga =).

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog!
    Excelente post! Pois revela uma realidade pouco comentada na Igreja, um assunto de suma relevância para salvação. Essa mensagem nos leva à uma auto-análise às vezes dolorosa, porém muito importante para que possa haver um relacionamento sincero com Deus.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Good job Mrs.Graciele,

    This post is very important for there are people out there that care too much about what others think so they start pretending to be something they are not. Like you said, God looks at the inside; our heart. There's no point in being a pretty vase covered in gold if the inside is ruined. I just wished more people would learn this.

    ResponderExcluir
  9. cassia.esdras@hotmail.com amei o que li!!!!! sou...........

    ResponderExcluir
  10. A pessoa que finge o que não é acaba se enganando a si mesma, porque DEUS a conhece como ninguém e Ele está em todos os lugares...
    Prefiro se eu mesma, mesmo tendo falhas e assim ganhar a confiança de todos e principalmente de DEUS!!
    < obr. Cristiane Silva POA-RS>

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!