sexta-feira, 11 de junho de 2010

Criticas cuidado... elas só atrasam a nossa Vida


No dicionário, criticar é julgar produções ou manifestações de caráter intelectual, e julgar é decidir como juiz, sentenciar, formar opinião ou juízo crítico, avaliar. Então, quando julgamos alguém, colocamos nossos valores, crenças; esquecemos totalmente da empatia, um dos fundamentos básicos, para quem quer trabalhar a sua reforma íntima e fazer para si, uma nova proposta de vida. Porém, é muito difícil receber tudo isso de pessoas que sequer conhecem nosso caráter, nosso íntimo. E será que nós não fazemos o mesmo com as outras pessoas???? Ao falarmos mal de alguém ou de alguma coisa, aí, estamos censurando ou desmerecendo esse alguém, naquilo que ele é. Nosso dia a dia é muito atribulado, e às vezes, nem paramos para pensar e já vamos criticando e julgando por coisas sem muita importância, só que não queremos ser criticados e nem julgados, então só olhamos para os defeitos dos outros, o que é muito simples e cômodo.

Aquela crítica feita pelas costas, sem que o criticado tenha oportunidade de defesa ou até mesmo de desmentir o mal entendido. É uma crítica “fofoca” que passa por duplo julgamento, principalmente, quando o ouvinte ou seja o mau ouvinte se encontra disponível para ajudar no massacre ou inverdades sobre o criticado. Acreditamos que se nos fixássemos primeiramente no sentimento que a levou a agir daquela forma, talvez pudéssemos entender melhor, aquela atitude sem ser necessário, partir para a crítica e o conseqüente julgamento.

Quando você julga você deixa de crescer. Julgamento significa um estado mental estagnado. E a mente deseja julgar, por estar em um processo que é sempre arriscado e desconfortável. Na verdade, a jornada nunca chega ao fim. Um caminho termina e outro começa: uma porta se fecha, outra se abre. Você atinge um pico, sempre existirá um pico mais alto. Aqueles que não julgam estão satisfeitos simplesmente em viver o momento presente e de nele crescer... somente eles são capazes de caminhar com Deus.

Quando estiveres a ponto de condenar alguém, lembra-te de ti mesmo. Procure se perguntar se você não faria o mesmo,se estivesse no lugar dessa outra pessoa. Nós já temos tantas batalhas na vida... Racismo, preconceitos, fome, maldades, abandonos... Quem somos nós pra acharmos que somos diferentes... O que nos diferencia das outras pessoas, é o nosso caráter e nossa índole.

Ao invés de julgar, ajude. O invés de criticar, dê um caminho.

15 comentários:

  1. Muito forte! engraçado porque essa situação tem acontecido com uma amiga minha, era exatamente o que eu queria falar pra ela...vou recomendar seu blog! rsrsrs,
    bjoss..
    Seu blog tem me ajudado muito, fique cm Deus e que Ele te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Ótima crítica, rs!
    Fica com Deus dona Graciele.

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente duvido que exista alguém que nunca faça críticas. Todos somos seres humanos dotados de inteligencia, portanto críticos por natureza. Avaliamos tudo e todos ao mesmo tempo! Mas se a senhora e os demais pastores e obreiros em geral conseguem viver completamente neutros a tudo que se passa ao seu redor, meus parabéns.
    Acho que essa vida deve ser privilégio de poucos e eu não me enquadro nela, pois sou humana demais.
    Que pena!

    ResponderExcluir
  4. Ao invés de julgar... por que não tentar ajudar, precisamos fazer mais isso.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ju,
    Nós não somos perfeitas, amiga... tenho muitas falhas e uma delas é essas criticas. É muito dificil deixa-las, mais não é impossivel. Quando reconhecemos, fica mais fácil de trabalhar. Falo por mim... que as criticas no dia a dia sempre vem, mais se começamos a rejeita-las, podemos torna um hábito bom.

    Niguém é perfeito, por isso que penso que não podemos julgar ninguém da forma que vemos, precisamos primeiro dar tempo para os demais, para mostrar o que é.

    beijocas,

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito dessa postagem, principalmente da parte onde a senhora diz: " Quando estiveres a ponto de condenar alguém, lembra-te de ti mesmo. Procure se perguntar se você não faria o mesmo, se estivesse no lugar da outra pessoa."
    Realmente é muito fácil condenarmos a atitude dos outros, o dificil é sempre esse: nos colocarmos no lugar delas. Acredito que se agissemos sempre assim diminuiriamos em um nivel significativo a quantidade de vezes que julgamos os outros.
    A propria biblia deixa claro: Não julgeis para que não sejais julgados.

    Paully Santos

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga Ju, nem os obreiros, esposas e pastores são neutros porque todos corremos o risco de errar, falhar ou julgar... A diferença é que alguns tem maturidade para reconhecer que erram e mudar enquanto outros continuam criticando...
    Fique na fé!

    ResponderExcluir
  8. ** ALERTA ESPIRITUAL **

    No Livro de Tiago Capítulo 5, versículo 9 diz assim: "Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para não serdes julgados. Eis que o juiz está às portas."

    Diante disso devemos tomar muito cuidado com os comentários que fazemos uns dos outros, pois podemos ser julgados e até mesmo perdemos a nossa salvação por não termos vigiado as nossas próprias vidas.

    Se a gente parar e analisar o assunto das nossas conversas e a das pessoas ao nosso redor, veremos que na maioria das vezes estamos falando de outras pessoas, elogiando e admirando, ou talvez se queixando e criticando.

    Tudo começa com um olhar e logo vem um comentário de crítica, depois quando vamos ver a pessoa já está olhando a outra com maus olhos e quando ela se dá conta já contaminou muitas outras pessoas com aquelas críticas e queixas.

    Somos seres humanos, cheios de erros, falhas e pecados, sabemos que diante de Deus não existe pecadinho e nem pecadão, da mesma forma não existe uma falhinha ou uma super falha.

    No Livro de Salmos Capítulo 19, versículo 12 diz assim: "Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas."

    Todos temos falhas, mas existem pessoas que evidenciam mais as suas falhas do que outras, mas não é porque a minha falha é oculta (Se queixar das outras pessoas), que tenho o direito de criticar aquele que cometeu um erro maior.

    Por exemplo, você vê na igreja uma pessoa com uma roupa mais apertada ou até mesmo fora de moda e logo comenta com a sua amiga: "Nossa, você viu como a fulana está vestida hoje?!" (Sem saber que a pessoa criticada engordou e não está conseguindo emagrecer ou até mesmo não tem condições de comprar uam roupa mais larga)

    ou então "Você ficou sabendo o que a ciclana disse/fez?", "Você soube que a beltrana saiu da Obra?" e etc.

    Você está fazendo um papel que não é seu ... JULGAR.
    Se aconteceu algo, amém. Vamos orar a favor.

    Não vamos mais ficar com os nossos olhos sujos e o pior, sem nos dar conta disso.

    Esses comentários, críticas e queixas são como rapozinhas que vão entrando e destruindo as nossas vidas sem percebermos, além de um forte argumento do diabo para barrar as nossas bençãos.


    "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que ouvem." Efésios 4:29


    SE NÃO TEMOS NADA DE BOM PARA FALAR É MELHOR QUE FIQUEMOS CALADOS!!!


    Leia novamente: "Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para não serdes julgados. Eis que o juiz está às portas." (Tiago 5:9)


    Que Deus abençoe a todos

    Na fé

    ResponderExcluir
  9. Esse realmente é um assunto muito polêmico! A crítica parece ter mil faces e a melhor maneira de fugir dela é ignorando-a.
    Ficar apontando o que alguém deve ou não fazer nesses casos tbm não é o melhor caminho, pois disfarçadamente acabamos caindo na cilada do julgamento.
    Que Deus somente nos julgue e nos mostre os nossos erros. E sei que o Espírito Santo mostra, nós é que preferimos não ver.

    ResponderExcluir
  10. Tenho que vigiar mais. Todas as vezes que eu critiquei alguem, no final acabei fazendo pior. A gente so se da mal e faz a pessoa se sentir mal tambem. Melhor orar pelas pessoas e buscar aprender com elas.

    Eu me sinto horrivel quando alguem fala mal de mim. E eu aprendi a me colocar na posicao da outra pessoa. Parei de ver as pessoas com maus olhos. E bom vigiar para nao cair na tentacao de criticar e fofocar. Muito bom ler este post, me alertou e vou ficar mais atenta e mudar o que tem que mudar.

    Beijos Dona Graciele ;0)

    ResponderExcluir
  11. Ao invés de julgar, ajude. O invés de criticar, dê um caminho.


    Temos que ser um ponto de caminho para as pessoas e não de direçao errada.

    DEUS ABENCOE

    ResponderExcluir
  12. Pôlemico esse post, mas como a sra disse é tornar um hábito, vigiar, o segredo mesmo é procurar agir como o Senhor Jesus em qualquer situação! Bjinhus Rô!

    ResponderExcluir
  13. Por falar nesse assunto, gostaria da opinião da senhora a respeito de um fórum realizado na comunidade universal. Vi o seguinte: Qual foi o seu maior "mico" na obra de DEUS?
    Fiquei chocada! Comentários de obreiros tirando sarro de pastores, membros, a maior balburdia.
    Não imaginava que isso ocorresse nos bastidores da igreja! Na próxima reunião que eu for nem sei se vou conseguir me concentrar nas orações pensando que posso estar sendo motivo de piada. Misericórdia!!!
    A sra está de parabéns pelo blog. Deus a abençoe.

    ResponderExcluir
  14. Essa mensagem é muito forte, porque muitas ds vezes nos pegamos tercendo comentários, achando que estamos apenas comentando, e acabamos alimentando discórdias e fofocas, temos que vigiar, pois nas minimas coisas nos afastamos de Deus!

    ResponderExcluir
  15. Tá ligado dona Graciele
    Obrigada por me ajudar sempre atravé do seu blog

    beijos
    Deus a abençõe

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!