quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mulher Rixosa


A Palavra de Deus relata no livro de Provérbios 21.9 que melhor é morar num canto do eirado do que com a mulher rixosa numa casa ampla. Um pouco mais à frente, no mesmo livro, no Capítulo 27.5, relata que a esposa briguenta é como um dia triste em que a chuva não pára de cair. Mas o que realmente é uma mulher rixosa?

A palavra rixa se refere a um estado de hostilidade, desacordo, disputa, briga, discórdia, contenda, grande tumulto, perturbação da ordem, revolta ou motim. As mulheres, freqüentemente, expressam suas ansiedades falando, chorando e muitas vezes murmurando. Isso não significa dizer, porém, que todas as reclamações feitas pelas mulheres são sem causa.

"Uma mulher rixosa não teve um encontro real com Deus; talvez ela ame o Senhor, mas ainda não nasceu de novo. Pessoas que nascem do Espírito trazem dentro de si uma segurança em Deus indiscutível. Por maior que sejam as lutas e as provações, ela tem consciência de quem é Deus".

A murmuração é um caminho para a derrota. A Bíblia registra vários exércitos que murmuraram e pereceram (números 13:31-14:4). A murmuração produz o negativismo, o negativismo o desânimo, o desânimo a incredulidade, a incredulidade a rebeldia e a rebeldia a desobediência. A desobediência gera a MORTE. No livro de Filipenses 2:14 está escrito: "Fazei tudo sem murmurações nem contendas."

Deus jamais poderá agir em um lar onde há divisão. Um cônjuge que tem como esposa uma mulher rixosa é um homem infeliz. Não há nada mais terrível para um marido do que chegar em casa cansado e ter que escutar a sua esposa reclamando compulsivamente. Ali se abre a brecha para uma contenda e, muitas vezes, assuntos pendentes vêm à tona agravando ainda mais a situação.

A mulher sábia identifica o momento exato em que deve falar e calar. Essa sabedoria vem de Deus e ela precisa buscar Nele. No Reino de Deus, quando dois se unem, o efeito não é de soma, mas de multiplicação. Uma mulher mansa e sábia trás para si a unidade, entre outras virtudes. A própria Bíblia garante a honra.

Se em vez de murmurar a pessoa orar à Deus, certamente, começará a responder. Muito mais até. Dará alegria e gratidão pelo que já foi conquistado e retirará a insatisfação pelo que ainda não se tem.

Não reclame compulsivamente sobre um mesmo assunto...

Ser Rixosa... é uma das manias que é contra a nossa fé, essa era uma das manias que eu tinha e que me bloqueava ser nascida de Deus.

13 comentários:

  1. As mulheres já tendem a ser mais sensíveis, imagine assim então?! Só mesmo nascendo de Deus para mudar! Eu convivo com pessoas negativas e que reclamam o dia todo, e acabei ficando chata assim, não foi fácil mudar, mas Deus me ajudou enquanto havia tempo. Hoje, ainda convivo com elas, mas aprendi a me policiar. Se eu fosse um homem não aguentaria viver ao lado de uma mulher assim!
    Abraço dna.Graci, Deus lhe abençõe!

    ResponderExcluir
  2. Muito forte...passei por algumas dificuldades ontem e essa palavra veio para me ajudar!!!

    bjs. Dna Graci

    ResponderExcluir
  3. Muito forte Dn. Graci,

    Meu esposo tem um hábito que eu desaprovo e me irrita muito, porém quanto mais eu reclamei mais ele fez e não adiantou nada... só brigamos, nos desentendemos e ficou uma situação muito chata. Essa semana aconteceu novamente, mas em vez de reclamar eu comecei a orar pedindo a Deus força p/ não brigar e acabei até brincando com ele a respeito disso, ele me explicou tudo direitinho como nunca tinha feito e não tem feito mais. Confiei em Deus e ele me honrou, estou feliz.

    Na fé.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Dona Graci.. tenho aprendido muito com as mulheres de Deus.. um abração!

    ResponderExcluir
  5. Amada... Que Deus abençoe ricamente por tão sábias palavras... É tão dificil admitir nossos erros e falhas com as pessoas que amamos... E uma das maiores contendas é exatamente as murmurações, as frustrações manifesta diante dos atos. Passo por um momento assim... Um pouco desanimada, e até murmurando muito ultimamente, coisas que antes não fazia, e até me tornando desagrádavel com minhas atitudes... Louvado seja Deus que temos uma luz que nos ilumina e faz com que vejamos a tempo quem somos, e como somos deficiente diante a presença do PAI, e só se convertendo mesmo, reconhecendo os proprios erros, já é um passo para mudanças, pq Deus é maior. E só ELE pode nos fazer sábia, perseverante e segura dos cuidados Dele para conosco. Obrigada por sua inspiração. Muito me ajudou nesse momento. Abriu se as cortinas dos meus olhos, e Deus salvando-me de mim mesma.

    Um abraço grande e apertado em ti, querida minha. Fica na paz do Senhor Jesus.
    bjs (♥)

    ResponderExcluir
  6. Isso se aplica não só em relação ao casamento, mas no meu caso que ainda mim encontro solteira devo evitar ser uma filha rixosa, uma funcionária rixosa e precisamos acima de tudo deixarmos de ser servas rixosas. Pois o proprio Deus disse que não há nada pior, imagina uma pessoa que está fazendo a obra de Deus, mas que tem sido rixosa, creio que em relação a esse tipo de serva Ele já está aponto de vomita-lá.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Dna. Graci, eu tenho passado por um confronto interior e exterior muito grande desde que o propósito começou.
    Por favor diga-me, como acontece o novo nascimento? É da mesma forma que o batismo com Espirito Santo? Ou com o tempo a pessoa vai mudando e por fim se torna nascido de Deus?

    Obrigada,
    estou aguardando a resposta da senhora.

    ResponderExcluir
  8. Agora eu vejo que o novo nascimento é um MILAGRE mesmo! Reconheço que sozinha e com as minhas próprias forças eu não consigo dna. Graciele. Se a mão de Deus não estiver incluida neste processo, nada é feito, estamos dependentes d´Ele nesta mudança tão radical que acontece quando nascemos do Espírito.

    ResponderExcluir
  9. Disciplinar a língua é um desafio quando já pegamos o mau hábito de ser uma mulher rixosa, mas não é impossível.
    Cortei isto definitivamente do meu casamento, e para a glória de Deus, tenho percebido as mudanças.
    Viver reclamando constantemente deixa o ambiente do lar muito pesado e desconfortável para quem mora nele. E sempre me lembro que está nas mãos da mulher sábia edificar o lar, então se me vejo com vontade de reclamar, me recordo que não será sábio da minha parte, e que muito menos isso irá ajudar em alguma coisa.

    ResponderExcluir
  10. Julia,

    Quando ela deixa as dúvidas, as inseguranças, e aquelas manias que é contra a fé. Ela tem a certeza do seu novo nascimento. Não tem dúvidas...

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigada dna. Graci, fiquei esclarecida.

    ResponderExcluir
  12. Fiquei muito feliz pela senhora atender ao meu pedido de falar sobre as manias que vão contra a nossa fé :D Creio que vai ajudar muito a todas nós .
    Venho me esforçando nessa questão de ser rixosa e tenho melhorado muito, principalmente quando vem lutas e tenho que permanecer quieta e calma com as pessoas que não tem a minha fé ! Vigiar é a solução :D

    Um Bom dia para a senhora, Beijos S2

    ResponderExcluir
  13. um amigo de trabalho me falou que eu sou uma mulher rixosa e só depois de ler eu percebi que realmente sou a vida e decepção amorosa me fez ser assim e piorar cada dia mais. Preciso me policiar e tomar novos rumos sou uma serva de Deus e nao posso ser assim. meu email: millena_ferrol@hotmail.com para outras orientações. beijos fique na Paz de Deus.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!