terça-feira, 20 de maio de 2014

Geração do Altar part.9

Teoria ou prática, qual é a mais importante?

A teoria leva as pessoas a ser eficaz com menos custos e menor risco. A prática pode levar a eficiência com elevados custos – tentativas e erros – e exagerado risco, por que a pessoa não conhece todas as implicações e todas as relações que serão desencadeadas com a prática aventureira sem fundamentação teórica consistente. O que isso quer dizer?

Teoria e prática são importantes em nossas vidas, e principalmente quando estamos no Altar(Deus), precisamos dos dois para amadurecer espiritualmente e dar mais condições para o Espirito Santo nos usar… mas nos dias de hoje o que tem acontecido é muita teoria e pouca prática e isso, tem feito servas(os) com discursos bonitos mas não reais, pois seus ensinamentos são ensinamentos que ouviram de outras pessoas que usaram a teoria e praticaram.

Lembre-se: Saber(teoria) e não fazer(prática) é o mesmo que não saber nada!

Hoje graças a Deus, temos muitas informações de fácil acesso para qualquer área de nossas vidas. Teorias valiosíssimas que podem nos ajudar a poupar tempo e não necessariamente errar tanto para acertar, basta colocar em prática o que temos acesso.

Mas, temos que ter muito cuidado quando absorvemos muita teoria e não colocamos em prática, porque uma vez atuando assim, tornamos pessoas artificiais, como? Ensinamos os outros pelo que ouvimos e não pelo que vivemos. Isso pode nos tornar pessoas frágil espiritualmente. Um exemplo: Do que serve, você saber de tudo na teoria sobre como perder peso, até poder orientar outras pessoas... mas, se você não praticar, que peso tem suas palavras? Imagine você falando muito bem sobre como perder peso, mas sendo gordinha? Agora vou mais além... imagine você ensinando a outros na teoria a serem servos entregados no Altar, mas na prática, você é servo de suas vontades, que peso terá sua palavra? Nenhum!

Em toda minha vida eu tenho tido uma coisa comigo, é melhor passar por dificuldades, talvez até demorar algumas conquistas, aprender a teoria na prática, ainda que tropece, ainda que tenha que começar de novo, ainda que eu tenha que descer, ainda que preciso aprender na dor, eu prefiro aprender a teoria na prática! Você vai aprendendo, agindo e praticando, é um conjunto, onde você sabe que poderá errar, perder mais tempo mas se tornará mais forte, será capaz de falar com mais firmeza sobre a teoria pois você viveu, você amadureceu, você será capaz de entender os aflitos, será capaz de se colocar no lugar das pessoas em que serve, simplesmente será mais usada por Deus.

Quando você decide não só ficar na teoria dos conselhos sábios dos demais e vai em frente e prática em seu dia-a-dia, dependendo de Deus e confiando Nele, você se expõe por situações que a principio não tem experiência, mas por sua dependência em Deus, faz que você passe por elas na prática e não fique só na teoria, e sairá dela uma melhor serva(o) cada vez mais forte e cada vez mais capacitada(o) de ajudar os aflitos.

Por isso, não caiam no comodismo de acharem que já tenham um discurso maravilhoso para ajudar as pessoas, pelo simples fato de que você já sabe(teoria), pois se não houver prática, você será mais uma serva(o) artificial e que não entenderá e nem se colocará no lugar dos aflitos. E o pior! Qualquer dificuldade poderá tirar você do Altar, mesmo com tanta teoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!